Home  > Notícias do Varejo  > Copa do Mundo em novembro faz varejo antecipar Black Friday

Copa do Mundo em novembro faz varejo antecipar Black Friday

Com a Copa do Mundo acontecendo simultaneamente a Black Friday, os consumidores vão aproveitar as promoções para comprar produtos relacionados ao Mundial. Os três itens mais citados na intenção de compra estão bebidas (34%), cerveja (21%) e TVs (19%), segundo levantamento da GfK. Normalmente, em ano de Copa, as vendas de TV tendem a ter um crescimento adicional […]

Com a Copa do Mundo acontecendo simultaneamente a Black Friday, os consumidores vão aproveitar as promoções para comprar produtos relacionados ao Mundial. Os três itens mais citados na intenção de compra estão bebidas (34%), cerveja (21%) e TVs (19%), segundo levantamento da GfK.

Normalmente, em ano de Copa, as vendas de TV tendem a ter um crescimento adicional de 5 pontos percentuais por conta do evento. Em 2022, até agosto, o acumulado é de 2,8%. Outros produtos que não costumam ter tradição na Black Friday, como aparelhos de áudio e churrasqueira elétrica, figuram na lista dos mais procurados.

“A Copa surge como uma boa oportunidade de antecipação da Black Friday, mas por sua duração até próximo do Natal pode-se pensar em um calendário estendido e com diferentes categorias em foco. Temos que levar em conta até o desempenho dos brasileiros no Catar, que pode abrir margem para novas compras conforme eles seguem avançando na competição”, afirma Fernando Baialuna, diretor de Negócios e Varejo da GfK.

Por conta dos dois eventos, Baialuna destaca que o comércio tende a antecipar o período de ofertas, levando para o consumidor um tempo mais extenso para avaliar as ofertas. Segundo a pesquisa, 49% pretendem fazer suas compras entre 30 e 7 dias antes da Black Friday.

“Os varejistas já começam a apresentar suas promoções para a Black Friday e os consumidores estão de olho nos itens que os interessam. Nesse momento, a transparência e a clareza da oferta serão o diferencial. Com um tempo para pesquisas e comparações de preços maior, a marca deve deixar muito claro se aquele será o menor preço de toda a temporada, para não haver frustrações em seus clientes”, afirma.

Já a escolha do canal de vendas repete a tendência histórica, pois os consumidores apontam as lojas online como o grande preferido, sendo escolhido por 55% do público, enquanto 45% estão de olho nas promoções nas lojas físicas.

Veja 5 dicas para melhorar suas vendas durante a Copa do Mundo

1 – Publicidade é tudo!

Por isso, para manter suas vendas à todo vapor durante a Copa, crie campanhas publicitárias para promover a imagem da sua empresa associada à Copa. Não é necessário que sejam enormes campanhas, com meses de planejamento.

Se você tem pouco dinheiro ou pouco tempo, seja criativo na hora de realizar sua publicidade e utilize recursos oferecidos pelo Marketing Digital, por exemplo, para divulgar suas vendas sem gastar muito.

2 – Faça dos jogos eventos

Organize uma recepção – pode ser ao estilo americano, um churrasco, um brunch, um almoço… – e convide seus clientes e parceiros para assistirem aos jogos no escritório, na sede da empresa ou num local apropriado.

Você pode convidar seus clientes para conhecer seu espaço, sua fábrica, um produto novo, ou apenas marcar uma reunião para ver se sua prestação de serviços está agradando; após o encontro profissional, tenha preparado um local onde vocês possam assistir aos jogos e confraternizar.

O interessante aqui é você estreitar laços com antigos clientes e parceiros e prospectar novos!

3 – Crie promoções e aumente as vendas

Aproveite a deixa da Copa para criar promoções associadas à ela. Por exemplo: no dia do jogo Brasil X Alemanha, na compra de 7 ítens o oitavo sai de graça.

Use sua criatividade e, claro, inteligência: afinal, você também não pode sair criando promoções ao leo, sem calcular seus custos. Cuidado para a promoção não acabar virando um 7×1 para o seu negócio!

4 – Venda produtos customizados para a Copa

Faça uma boa investigação no seu estoque e verifique o que você tem com a temática da Copa. Nada? Então corra que ainda pode dar tempo: venda produtos customizados para esta data especial! Se você trabalha com venda de material de construção, customize suas embalagens. Se trabalha com confeitaria, faça bolos com temática verde e amarela. Se trabalhar num salão de beleza, compre capas de cortar cabelo estilizadas para a Copa…

Mas fique atento! Seus fornecedores podem estar recebendo muitos pedidos, inclusive de seus concorrentes. Então se apresse se quiser garantir que ele tenha tempo de preparar o que você quer oferecer para o seu cliente.

5 – Presenteie seus clientes!

Aproveite esta época, em que os interesses se voltam para quem fez quantos gols contra quem; onde a galera vai assistir o próximo jogo; se vai ter expediente ou não para focar a atenção do seu time em seus clientes. Crie suveniers customizados, manuais explicativos sobre atividades que possam interessar ao seu público e o presenteie, envie e-mails com e-books e dicas que possam lhe interessar, mostre novidades que você criou exatamente para eles…

Utilize sua imaginação e seu feeling para os negócios a fim de chamar a atenção do seu cliente, que estará, muito provavelmente, em ritmo de Copa, e direcione o olhar dele também para o seu negócio.

Fonte: Mercado e Consumo