Home  > Notícias do Varejo  > Copa do Mundo impulsiona vendas, e Black Friday deve bater recorde

Copa do Mundo impulsiona vendas, e Black Friday deve bater recorde

A Black Friday deste ano deve movimentar R$ 4,2 bilhões e registrar a maior movimentação financeira desde que a data foi incorporada ao calendário do varejo nacional, em 2010. A expectativa é que o faturamento seja 1,1% maior que no ano passado, descontada a inflação. A projeção é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, […]

A expectativa é que o faturamento seja 1,1% maior que no ano passado, descontada a inflação. A projeção é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A Black Friday já é considerada a quinta data mais importante do varejo, atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais, de acordo com a CNC.

A combinação de promoções da Black Friday e da Copa do Mundo é um dos fatores que indicam tendência de elevação das vendas no varejo até o fim deste ano.

“Esse é um momento muito importante para o comércio de bens e serviços e, com o incremento das promoções de itens voltados à Copa do Mundo de Futebol, o segmento deve encerrar bem o ano”, aponta o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

A Black Friday é marcada, tradicionalmente, para a última sexta-feira do mês de novembro, nesse ano será no dia 25, mas os descontos já são oferecidos nos dias antecedentes, que, este ano, coincidirão, justamente, com a primeira semana da Copa do Mundo do Catar.

A estimativa da CNC é que as vendas relacionadas à Copa impactem em R$ 1,4 bilhão o faturamento do comércio varejista, movimentando principalmente os ramos de móveis e eletrodomésticos e de artigos pessoais e eletroeletrônicos.

Os dois segmentos devem ser responsáveis por 48% da movimentação prevista na Black Friday (R$ 1 bilhão e R$ 920 milhões, respectivamente).

A tendência é que o ramo de hiper e supermercados alcance R$ 910 milhões, e o de vestuário, calçados e acessórios, em torno de R$ 700 milhões.

De acordo com o Banco Central, a taxa média de juros das operações com recursos livres envolvendo pessoas físicas se encontra, atualmente, no maior patamar dos últimos quatro anos.

“A facilidade de comparação de preços on-line em uma data comemorativa caracterizada pelo forte apelo às promoções evidencia a tendência de aumento expressivo deste evento do calendário do varejo quando comparado às demais datas, especialmente, nos espaços virtuais”, pontua Bentes.

Onde estarão os maiores descontos

Para avaliar o potencial de descontos efetivos durante a data, a CNC coletou diariamente os preços de 180 dos itens mais buscados na internet, agrupando-os em 36 linhas de produtos ao longo dos últimos 40 dias.

Nesse período, 39% revelaram tendência de redução – percentual que contrasta com os 26% observados às vésperas da Black Friday de 2021.

Em novembro do ano passado, a inflação anualizada medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) era de 10,7% – a maior desde o início de 2016 e significativamente acima do patamar esperado para novembro de 2022, que era de 6%.

“Desse modo, a desaceleração dos preços tende a elevar o potencial de descontos na Black Friday deste ano, favorecendo, com maior intensidade, a prática de descontos efetivos em relação ao ano passado”, indica Bentes.

Pela ordem, os produtos com as maiores chances de descontos efetivos e respectivas variações de preços nos últimos 40 dias são:

1. Sapatos masculinos (-17%)
  2. Lavadora de roupas (-13%)
  3. Smartwatches (-10%)
  4. Fones de ouvido (-8%)
  5. Purificadores de água (-7%)
  6. Aspirador de pó e água (-6%)
  7. Impressoras e Multifuncionais (-3%)
  8. Notebook (-3%)
  9. Monitor (-3%)
  10. Jogos Videogame (-2%)
  11. Tablet (-2%)
  12. TVs (-2%)
  13. Joystick (-1%)
  14. Cafeteira Elétrica (-1%)
  15. Celular e Smartphone (1%)
  16. Caixa de Som Bluetooth (1%)
  17. Console Videogame (1%)
  18. Ar condicionado (2%)
  19. Tênis Masculino (3%)
  20. Smart TV Box (3%)
  21. Calçado Feminino (4%)
  22. Micro-Ondas (4%)
  23. Drones (5%)
  24. Tênis Feminino (5%)
  25. Fogão (5%)
  26. Camiseta Masculina (7%)
  27. Fritadeira Elétrica (7%)
  28. Camiseta Feminina (8%)
  29. Perfume Feminino (9%)
  30. Ventilador/Circulador de ar (9%)
  31. Calça Masculina (11%)
  32. Calça Feminina (11%)
  33. Hidratante (11%)
  34. Geladeira (12%)
  35. Perfume Masculino (22%)
  36. Protetor Solar e Bronzeador (22%)

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook