Home  > Notícias do Varejo  > Coronavírus deve gerar queda de 2% nas vendas do comércio da região

Coronavírus deve gerar queda de 2% nas vendas do comércio da região

O comércio da região de Campinas deverá sentir um maior impacto da pandemia do coronavírus a partir de maio

O comércio da região de Campinas deverá sentir um maior impacto da pandemia do coronavírus a partir de maio, com uma expectativa de queda de 2% nas vendas, segundo projeção do SindiVarejista de Campinas e Região em parceira com a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Em maio de 2019, o crescimento nas vendas foi de 9% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados abrangem 30 cidades da região.

Entre os setores que mais deverão ser atingidos pela crise gerada com a chegada do vírus no país e orientações das instituições para a redução da circulação de pessoas em locais públicos estão os eletroeletrônicos, concessionárias, autopeças, móveis e decoração.

Já farmácias, supermercados e vestuários deverão manter alta impulsionada especialmente pela injeção do 13º salário que será antecipado para aposentados e pensionistas. Essas áreas deverão registrar alta de 7,5%, 2,3% e 8%, respectivamente.

A presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, explica que ainda em março e abril haverá uma busca das pessoas para manterem seus estoques. “Ao passo que as medidas restritivas forem ficando mais intensas, a consequência para o comércio será maior. Por isso, avaliamos que o pico e maior impacto sobre as vendas será em maio”, afirma.

A previsão é que o 13º salário para aposentados e pensionistas injete na economia da região de Campinas cerca de R$ 400 milhões, sendo que deste montante 40% será destinado para pagamento de dívidas e outros 60% para o consumo.

“No entanto, a estimativa é que esse consumo seja feito especialmente em itens como artigos de vestuário, calçados, cama, mesa, higiene e medicamentos. Essa antecipação é o que vai garantir que esses setores não registrem queda como nos demais”, explica Sanae.


Fique por dentro das novidades do SindiVarejista

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Instagram,  Facebook e Linkedin

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br