Home  > Notícias do Varejo  > SindiVarejista orienta comércio em relação ao coronavírus

SindiVarejista orienta comércio em relação ao coronavírus

Veja as recomendações da entidade para lidar com a situação neste momento

As cidades da região de Campinas estão em alerta em relação a pandemia do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (16) Campinas confirmou o segundo caso da doença e informou que investiga outros 83 casos suspeitos. Diante de todo o cenário, as prefeituras da região estão suspendendo eventos com aglomerações de pessoas e as aulas nas redes públicas e privadas, incluindo as universidades. Todas as ações atendem a um único propósito que é tentar impedir a propagação do coronavírus.

Em Campinas, a Prefeitura recomendou a alteração do horário de funcionamento do comércio para evitar aglomeração no transporte público.

O SindiVarejista orienta os empresários que busquem entender o cenário, e o impacto social, sem elevar o preço dos produtos nesse momento. “Se os consumidores de rendas menores não conseguirem comprar itens de prevenção, como o álcool em gel e os remédios básicos, isso pode gerar ainda mais proliferação da doença”, afirmou a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.

Na semana passada o Procon Campinas informou que está fazendo fiscalização nos comércios voltada para o preço do álcool em gel e também das máscaras cirúrgicas. Quem for flagrado com preço abusivo será penalizado.

“A tendência é que não haja um desabastecimento de forma geral, nos supermercados, porque, diferentemente de outras crises recentes (como a greve dos caminhoneiros), a produção agrícola se encontra em bom nível e os transportes estão funcionando, até o momento, normalmente”, analisou.

Além disso, os empreendedores devem ficar atentos ao fluxo de caixa e aos gastos fixos, além de avaliar se vale a pena abrir o estabelecimento todos os dias e nos mesmos horários, diante da queda na demanda.

“Outra orientação importante é sobre opções de atendimento a distância, utilizando redes sociais, ou de entregas de produtos de forma alternativa ou por aplicativos, que atendem às demandas locais com motoboys”, analisou.

Para evitar que os casos aumentem, o SindiVarejista recomenda que os empresários sigam as seguintes orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no que diz respeito à prevenção:

– Manter o local de trabalho limpo, com destaque para superfícies (como mesas), além de objetos como telefones e teclados. Tudo deve ser limpo regularmente com desinfetante.

– Incentivar a lavagem de mãos de funcionários e clientes, certificando-se de que ambos tenham acesso a locais onde possam lavar as mãos com água e sabão.

– Espalhar álcool em gel 70% pela empresa em locais visíveis e sinalizados.

– Manter os ambientes arejados.

– Divulgar internamente e externamente, com pôsteres e cartazes, sobre a importância de se prevenir do coronavírus.

“O melhor tratamento é impedir que a doença se espalhe. Isso depende de todos, cada um fazendo a sua parte em todos os setores e com isso conseguimos vencer de forma menos penosa essa crise”, afirmou Sanae.

Dicas por porte empresarial

Grande empresa: mais protegida da crise com dinheiro em caixa e mais capacidade de estoque, consegue acionar os centros de distribuição e repor as mercadorias com agilidade. Os setores que comercializam bens duráveis têm caixa para o próximo período – contudo, podem enfrentar dificuldade se o retorno das vendas for gradual.

Média empresa: a maioria já tem acesso ao crédito nos grandes bancos, até em virtude de mais garantias, o que facilitará a aquisição de empréstimos para capital de giro. Um crédito bem contraído e planejado é melhor do que deixar de pagar os compromissos, tornar-se inadimplente e ter que correr atrás de juros.

Pequena empresa: são as que mais empregam no País, mas têm pouca capacidade de estoque, e o caixa opera no limite para o fluxo do dia a dia. As que comercializam bens essenciais devem manter a rotina, e as de bens duráveis terão mais dificuldade, por causa da queda de demanda.

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Instagram,  Facebook e Linkedin

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br