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Dia do Consumidor: Procon divulga balanço de atividades e setores com mais reclamações

Apresentado no Dia Internacional do Consumidor, material traz o número de atendimentos feitos e setores mais reclamados.

O Departamento de Proteção ao Consumidor (Procon) de Campinas, divulgou nesta quarta-feira, 15 de março, Dia Internacional do Consumidor, o balanço anual de atendimentos de 2022. Foram 113.938 atendimentos realizados. Embora a divisão por canais de atendimento tenha sido equilibrada, o eletrônico foi o que teve maior número de registros: 39.982 (35%), seguido pelo telefônico, 37.752 (33%) e pelo presencial nos postos: 36.304 (32%).

O levantamento inclui o ranking dos dez segmentos mais reclamados no ano passado. Assim como em 2021, o setor de comércio eletrônico lidera a lista com 19,1% do total das queixas, seguido de perto pelos bancos (16,4%) e telefonia móvel (14,9%).

Também quase empatados estão as financeiras (11,9%) e cartão de crédito (11,7%). Provedores de internet respondem por 10,2%, enquanto magazines tem 4,2% e energia elétrica com 3,8%. Uma novidade foi a inclusão do setor de agências de viagens e de veículos no ranking de 2022, com 3,7% cada um.

As reclamações mais frequentes referem-se ao descumprimento de direitos básicos do consumidor, de ofertas, além de vícios de serviço e produto e cobrança e prática comercial abusiva. Entraram também para a lista de tipos mais frequentes, as queixas relacionadas ao prazo de arrependimento de sete dias. Neste período, consumidores podem desistir do contrato ou produto comprado à distância, com devolução de qualquer valor pago.

De acordo com a diretora Yara, as equipes do Procon realizam uma série de serviços para a população que vão desde o registro de reclamações e denúncias, até a ajuda em renegociação de dívidas, audiência de conciliação, fiscalizações e orientações sobre consumo. “Nosso trabalho é realizado com embasamento no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e tem o objetivo de garantir que os diretos dos cidadãos quanto às suas relações de consumo sejam respeitados.”

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