O Dia dos Pais, no próximo domingo (9), será a primeira data comemorativa para o comércio aberto durante a pandemia. Depois do Dia das Mães e dos Namorados terem passado com as lojas fechadas, essa é a primeira data comemorativa que o comércio está com as portas abertas e por isso o comerciante precisa ficar […]
O Dia dos Pais, no próximo domingo (9), será a primeira data comemorativa para o comércio aberto durante a pandemia. Depois do Dia das Mães e dos Namorados terem passado com as lojas fechadas, essa é a primeira data comemorativa que o comércio está com as portas abertas e por isso o comerciante precisa ficar atento para conquistar os consumidores.
Apesar do momento atípico que estamos vivendo, o Dia dos Pais tem um forte apelo e a maioria dos filhos vai se esforçar para comprar “presentes”.
Mesmo com todos os impactos trazidos pela pandemia da Covid-19, o Dia dos Pais será celebrado com presente por 69% dos brasileiros. É o que mostra uma pesquisa feita pelo Méliuz. Para 53% dos respondentes, a pandemia afetou a decisão a respeito da compra do presente de Dia dos Pais – destes, 65% considera o impacto pequeno e 35% acham que a pandemia impactou muito na decisão.
Dentre os que vão presentear na data, a maior parte (36%) pretende gastar entre R$ 51 e R$ 100. A média de valor que será investido não foi diferente do resultado da pesquisa realizada em 2019, com exceção da porcentagem de pessoas que buscam comprar presentes mais baratos (até R$ 50) – apesar das consequências da pandemia, menos pessoas pretendem gastar pouco (7,7% em 2020 vs. 14,8% em 2019).
Ainda segundo a pesquisa, mais da metade das pessoas que pretendem presentear (51%) devem optar por comprar roupas para os pais. A categoria Acessórios e Calçados ficou em segundo lugar (28%) nas escolhas, seguido de itens Eletrônicos e de Informática (25,1%), Perfumes e Cosméticos (22,18%) e Celulares (15,9%).
Mas também há tendência de que os itens mais vendidos sejam dos setores de informática, celulares, eletrônicos, artigos esportivos, moda e acessórios.
DICAS
Independentemente do estilo de pai (tradicional, descolado, nerd ou aventureiro), sempre vão existir produtos que são a cara de cada perfil. Pensando nisso, separamos algumas tendências que vão ajudar a sua empresa a inovar neste Dia dos Pais. Saiba como aproveitá-las para diferenciar o seu negócio e lucrar mais.
Faça kits com produtos de todos os tipos de preços: isso fará seus clientes terem opções.
Fidelização: a saga da conquista de clientes. Exclusividade e vantagens são bons atrativos para quem quer fidelizar clientes. Elabore promoções e campanhas voltadas para quem é cliente VIP, por exemplo.
Fidelize também quem já é seu consumidor. Envie e-mails com conteúdos relevantes para seus clientes e que demonstrem como eles são importantes. Além disso, comunicar o recebimento de produtos recém-lançados aumenta as chances do retorno do consumidor.
Defina o meio de comunicação/rede social em que a sua campanha será lançada. Uma boa ideia é fazer um mix em redes sociais, como integrar o Instagram + Facebook, Facebook + site. Dessa forma, você poderá estar presente em todo o processo de compra do seu cliente, desde o início até o pós-venda.
Faça sugestão de presentes: Se a própria decisão de compra em si já é complexa, quando o produto é destinado para outra pessoa, ela se torna mais difícil ainda. A maioria das pessoas tem dificuldade de escolher presentes. Por isso, ajudar o seu consumidor nessa tarefa é uma maneira de aumentar as conversões. Como o apelo dessa data costuma ser menor do que de outras do calendário de festividades, a dúvida pode fazer com que o cliente desista da compra. Ao fornecer sugestões prontas de produtos e pacotes especiais, sua loja resolve esse problema, incentiva a aquisição e pode impactar positivamente o ticket médio. Além disso, essas indicações podem incluir mercadorias de baixa saída em seu e-commerce, contribuindo para movimentar o estoque parado.
Ofereça embalagens personalizadas e brindes: Além de descontos especiais na data, outras alternativas de baixo custo também podem ajudar a complementar a experiência positiva do consumidor. Investir em uma embalagem personalizada e um cartão comemorativo é um exemplo de uma ação que pode trazer bons resultados. Muitos filhos moram longe dos seus pais e enviam o presente diretamente para o endereço do destinatário.
Lembre o seu consumidor: Muitas pessoas se lembram de datas importantes na última hora, quando já não é possível fazer uma compra online que chegue a tempo. Por isso, é fundamental lembrar o seu consumidor antecipadamente sobre o Dia dos Pais e até mesmo estabelecer uma data máxima em que ele deve comprar o seu presente para recebê-lo na data. Para isso, invista em estratégias de e-mail marketing, além de anúncios nas redes sociais, mesmo semanas antes do evento.
Tenha um atendimento de qualidade: Um bom atendimento faz parte de uma experiência positiva de compra e é ainda mais importante quando se trata de datas comemorativas. Isso porque qualquer falha pode significar que alguém ficará sem presente, gerando grande insatisfação no consumidor.