Home  > Notícias do Varejo  > Em busca de uma gestão mais eficiente dos estoques? Veja dicas do que fazer!

Em busca de uma gestão mais eficiente dos estoques? Veja dicas do que fazer!

A gestão dos estoques é de extrema importância para as empresas, principalmente no Brasil, onde as taxas de juros são elevadas e as dificuldades de se obter crédito aumentam consideravelmente em períodos de instabilidades e crise.
Ao fim de 2022, a taxa Selic marcava 13,75% ao ano (a.a.), e a expectativa é que só volte a cair a partir do segundo semestre de 2023.

Por afetar diretamente o capital de giro de uma empresa, contar com uma quantidade adequada de mercadorias armazenadas é fundamental para se evitar um prejuízo nas operações. Estoque excessivo custa caro e estoque baixo demais pode favorecer a concorrência, já que, ao não encontrar o produto que procura, o cliente pode não retornar mais à sua loja.

Assim, uma gestão eficiente da mercadoria permite ao lojista planejar bem os recursos financeiros, uma vez que estes serão investidos em produtos rentáveis (de médio e alto giros), não comprometendo o capital de giro com itens que ficariam parados por meses na prateleira – ou que poderiam ser perdidos por prazo de validade vencido.

Em razão disso, a administração dos estoques pode aumentar o lucro e melhorar a reputação da empresa, já que o cliente sai do ponto de venda com a sensação de que encontra tudo o que precisa. Já para as pequenas e médias empresas, a rotatividade dos produtos (giro dos estoques) tem importância considerável, seja pela limitação de espaço, seja pelo capital de giro, que precisam ser otimizados.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como fazer uma boa gestão dos estoques em 2023 e alavancar os resultados do seu negócio. Confira a seguir!

Inventário

O primeiro passo é fazer um inventário do estoque, identificando falhas e produtos próximos ao vencimento ou parados há muito tempo. Aproveite a temporada de liquidação/saldão de janeiro para vender estes itens com desconto e fazer caixa. Ao contar todo o estoque, aproveite para organizar o ambiente físico – com separadores e prateleiras – e alterar a disposição dos produtos na loja. Em operações de comércio eletrônico com prazos apertados para postagem dos pedidos, esta organização é fundamental e ajuda a aumentar a produtividade da operação.

Organização

Um dos conceitos que pode auxiliar na organização é o da Curva ABC, que segmenta o estoque em grupos de produtos de acordo com a importância de cada um para o faturamento gerado e para o giro.

Na curva A, estão enquadrados 20% dos itens que respondem por 80% do faturamento, ou seja, os produtos fundamentais para a operação e que não podem faltar, de modo que a reposição deve ser planejada com antecedência.

Os produtos de curva B representam 30% dos itens e 15% do faturamento. Apesar de serem menos relevantes quanto ao faturamento, complementam o portfólio, pois podem apresentar margens de lucro maiores que os da curva A e, ainda, contribuir para aumentar o tíquete médio.

Por fim, os produtos de curva C respondem por 50% dos itens e apenas 5% do faturamento. Em termos de giro, têm menor importância, mas merecem atenção por fazer parte do capital investido, o qual não pode ficar parado – pois gera custos de armazenagem. É importante fazer o acompanhamento desta mercadoria observando rentabilidade e perdas (validade, furto, danos etc.), para tirá-la de linha se necessário.

Giro do estoque

Um conceito que permite acompanhar o desempenho dos produtos é a rotação (giro), que nos dá uma ideia da rapidez com que os estoques são convertidos em vendas. A tabela a seguir mostra duas empresas com o mesmo volume de vendas, mas com diferentes investimentos em estoques.

A empresa “B” obteve um desempenho melhor do que a empresa “A”, já que alcançou o mesmo volume de vendas com um estoque menor, ou seja, conseguiu girar mais vezes a sua mercadoria. Lembrando que os cálculos devem ser feitos considerando o valor de custo de compra do fornecedor, e não o de venda.

Também é possível calcular o número de dias necessários para que a empresa gire o estoque, permitindo um melhor planejamento financeiro ao compará-lo com o prazo de pagamento dos fornecedores.

É importante que o(a) empresário(a) busque reduzir o prazo médio de estocagem por meio de uma boa gestão de compras, sempre se perguntando onde, o que, quanto e por quanto tempo estocar, bem como estipular a demanda esperada de vendas, quanto custa manter toda a mercadoria e de que forma controlá-la.

Neste contexto, a tecnologia é uma grande aliada para impedir que produtos fiquem encalhados. Este controle é importante principalmente nos segmentos que trabalham com produtos perecíveis, cujo acompanhamento deve ser contínuo.

Uma boa gestão de estoques também permite extrair informações ricas à condução do negócio, como o perfil e as preferências dos clientes, a disposição mais favorável dos produtos nas gôndolas, a sazonalidade dos itens, o melhor período para promoções e o desempenho da equipe de vendas.

Fonte: FecomercioSP

___________________________________________________________________________________

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook