Home  > Notícias do Varejo  > Fique de olho nas regras na hora de fazer as contratações temporárias

Fique de olho nas regras na hora de fazer as contratações temporárias

Nova regra estabelece prorrogação de contrato por mais 90 dias

O comércio varejista já iniciou o período de contratações temporárias para incrementar as vendas durante o mês de dezembro. Para os comerciantes que ainda não encerraram o processo, é preciso prestar muita atenção nas regras trabalhistas para evitar transtornos na hora do desligamento do trabalhador.

De acordo com Edna Vassoleri, dona da empresa Registrou Contabilidade, a portaria nº 550 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em vigor desde o dia 12 de março desse ano, estabelece que o contrato temporário, que não deve exceder a três meses, pode ser agora prorrogado por mais 90 dias.

Com isso, o trabalhador poderá permanecer no emprego temporário por um período de seis meses, desde que o estabelecimento julgue necessário. “Mas o prazo só pode ser prorrogado mediante autorização prévia do órgão regional do MTE”, avisa Edna.

A contadora orienta ainda que as contratações somente devem ser feitas por meio de uma empresa de recrutamento e seleção, que ficará responsável pelo trabalhador temporário desde a elaboração do contrato até o seu desligamento. “Em relação aos seus direitos e deveres, são os mesmos aos do efetivo, tais como jornada de trabalho de oito horas, carteira assinada, adicional noturno e férias proporcionais, lembrando que para os trabalhadores temporários não tem multa do FGTS nem aviso prévio”, complementa.