Home  > Notícias do Varejo  > Governo do Estado libera a reabertura dos comércios e shoppings na região de Campinas

Governo do Estado libera a reabertura dos comércios e shoppings na região de Campinas

Porém, o relaxamento da quarentena deverá ser feito por decreto municipal. Ou seja, cada prefeitura deverá fazer a flexibilização

O Governador João Doria apresentou nesta quarta-feira (27) o Plano São Paulo para reabertura de setores da economia durante a quarentena de enfrentamento ao coronavírus. A partir de 1º de junho o governo autorizou, com restrições, o retorno das atividades do comércio, shoppings centers, imobiliárias, concessionárias de veículos e escritórios nas cidades da região de Campinas.

Porém, o relaxamento da quarentena deverá ser feito por decreto municipal. Ou seja, cada prefeitura deverá fazer a flexibilização baseada nos índices de ocupação hospitalar e de evolução de casos de suas cidades. A Vigilância Sanitária Municipal de cada cidade da região é quem decidirá o que pode ou não abrir a partir do dia 1º de junho.

A autonomia na questão do relaxamento da quarentena nos municípios é pedido dos prefeitos das cidades da região. O SindiVarejista vê com otimismo a reabertura no começo de junho.

O SindiVarejista lembra das medidas de higiene e restrições que devem ser seguidas pelo varejo (veja aqui)

O protocolo de retomada de parte do comércio dividiu o estado em cinco fases e enquadrou as regiões conforme os parâmetros de saúde. Cada fase autoriza o funcionamento de determinadas atividades e a forma como o setor econômico poderá abrir variações —normal ou com restrições. Setores que empregam mais, com maior risco de falência e que criam menos risco de transmissão da covid-19 foram priorizados.

A região de Campinas foi incluída na chamada fase 2, de liberações eventuais. A medida libera também as atividades de indústria não essencial e de construção civil.

Continua vetada na região a reabertura de espaços públicos, bares, restaurantes, salão de beleza, academia, teatro, cinema e eventos que geram aglomerações (incluindo os esportivos).

Os parâmetros de saúde serão revisados todas as semanas e os indicadores vão determinar se haverá progressão ou regressão de cada região.

Regras para shoppings

Durante a fase de montagem do protocolo de reabertura de parte das atividades, o comitê econômico e o comitê de saúde reuniram-se com representantes de shoppings.

Confira as regras:

– Haverá limitação no acesso de pessoas ao interior dos shoppings e no acesso às lojas

– Todos deverão usar máscaras e será preciso oferecer álcool gel para funcionários e clientes

– Ninguém poderá deixar de usar máscaras

– Sistema de distanciamento também nos estacionamentos, que terão capacidade diminuída

– Número de carros será limitado e vagas fechadas