Home  > Notícias do Varejo  > Mercadão de Campinas completa 115 anos: veja história e curiosidades desse símbolo do comércio

O Mercado Municipal de Campinas completou 115 anos de fundação na última semana. Conhecido pela população como Mercadão e visitado diariamente por cerca de 8 mil pessoas, o local histórico no Centro é o mais antigo espaço de compras da cidade e reúne muitos números e fatos curiosos. Entre eles, o projeto inicial, que não previa que boxes e lojas funcionassem no edifício.

Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, o prédio foi inaugurado em 1908 pelo prefeito Orosimbo Maia. A área foi planejada inicialmente para servir como armazém de estocagem dos produtos transportados pela ferrovia Funilense, mas se tornou um mercado, virou referência para os moradores e, por um longo período, também foi ponto encontro da elite artística e intelectual de Campinas.

Funcionando em uma área de 7.720 metros quadrados, o prédio centenário mantém sua singularidade, seja por conta do atendimento tradicional, ou pela comercialização de produtos diferenciados e de diversas regiões do Brasil. Além disso, é ponto de encontro de uma clientela fiel e deve passar nas próximas semanas por obras de reforma e revitalização – veja detalhes abaixo.

Licitação

Ao longo das décadas, a construção com características da arquitetura mourisca se manteve e foi preservada. Em 1983, foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo). Depois, em 1995, o tombamento se deu pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas).

Votado pela população em 2007 como um das sete maravilhas de Campinas, o Mercadão tem pela frente agora uma nova etapa da sua história. Isso porque as obras de reforma devem começar em maio. A previsão de início foi divulgada pela Prefeitura no início do mês. Na ocasião, a cidade confirmou também que os trabalhos de revitalização devem custar, ao todo, R$ 6.131.045,22.

A execução das intervenções será de responsabilidade da empresa RJC Sinalização Urbana LTDA e a Administração Municipal realiza atualmente trâmites burocráticos para confirmar a realização do projeto, já que parte do valor, R$ 5 milhões, foi obtida através de convênio com o Ministério do Turismo. O restante do montante vai ser custeado pela própria Prefeitura.

O PROJETO

O processo foi aberto em novembro do ano passado, quando a Prefeitura divulgou o projeto. Além da substituição total da fiação elétrica e da nova canalização de esgoto, será feita a revitalização da fachada e a construção de um mezanino sobre os boxes, na parte central do local histórico.

O plano “também compreende a instalação de iluminação especial no interior e na área externa do Mercadão”, explica o comunicado do município. A proposta é semelhante ao mezanino do Mercadão de São Paulo, inaugurado em 2004 e construído em uma estrutura de aço sobre as bancas de frutas e alimentos.

___________________________________________________________________________________

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook