Home  > Notícias do Varejo  > Presidente do SindiVarejista participa de reunião do Estado sobre ‘coalizão empresarial’

A presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, participou na manhã desta quarta-feira (3), de um encontro entre autoridades e empresários, em Campinas, com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima. O evento aconteceu no auditório da Regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) para a criação […]

A presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, participou na manhã desta quarta-feira (3), de um encontro entre autoridades e empresários, em Campinas, com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima. O evento aconteceu no auditório da Regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) para a criação de uma nova coalizão empresarial.

A iniciativa tem como foco reunir a classe empresarial e lideranças políticas para debater propostas e projetos – dentro da “coalizão empresarial” criada recentemente pelo Governo do Estado – que contribuam para o desenvolvimento da região. Ou seja, fomentar o crescimento e oferecer maior sinergia na cadeia produtiva de acordo com a vocação de cada município.

Neste movimento, em março o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou decreto para a criação do Conselho Estadual de Promoção da Reindustrialização do Estado de São Paulo. O ato caminha para o fomento da retomada da atividade industrial no Estado. Na ocasião, Tarcísio disse que São Paulo poderá ter um trabalho mais agressivo a partir de agora no sentido de se tornar mais competitivo. Em sua opinião o estado precisa aproveitar a desorganização das cadeiras de produção e a busca por novos parceiros confiáveis de vários players globais.

As “coalizões” preveem contemplar as 16 Regiões Administrativas do Estado, já que a intenção é manter diálogo com empresários a fim de entender a vocação de cada região. Os grupos formados nessas coalizões devem elaborar propostas de fomento às economias locais, com o objetivo de atrair investidores, além de identificar a necessidade de cada região ou polo industrial para ofertar capacitação profissional à população.

O secretário abriu a palestra falando do lançamento do “Radar Anticorrupção” e disse que “se você não sabe para onde você vai, não sabe que caminho quer”. “Trabalho com fatos e dados, e são os dados que chamam a atenção. Precisamos ter uma visão maior de região. Ainda há um desequilíbrio no PIB das regiões e o que queremos com as coalizões é fomentar a cadeia produtiva para que estimulemos o desenvolvimento regional”, disse Jorge Lima, que é engenheiro mecânico.

“É preciso entender que a Logística é fundamental, ou seja, é completamente inviável comprar matéria-prima a mais de 50km de distância da sua cidade. É difícil para uma cidade de cinco mil habitantes atrair uma multinacional. Então, é fundamental saber e conhecer qual é a vocação de sua cidade para crescer e se desenvolver, e para isso servem as coalizões empresariais”, acrescentou.

“Queremos discutir e viabilizar medidas que estimulem a cadeia produtiva, de acordo com as características de cada Região Administrativa. Dessa forma, além das grandes indústrias, o empreendedorismo e os médios e pequenos negócios também serão beneficiados, a partir da geração de emprego e renda para as cidades”, completou Lima, que já visitou 110 cidades e que pretende visitar os demais municípios do Estado nos próximos meses.

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook e Instagram