Home  > Notícias do Varejo  > Sebrae reúne 110 empresários em Campinas no Café com Inovação

Sebrae reúne 110 empresários em Campinas no Café com Inovação

O Café com Inovação, promovido pelo Sebrae, continuou inovando em seu primeiro encontro, no dia 17 de maio, em Campinas. Depois do lançamento do programa em abril, quando a apresentação da proposta já havia se mostrado inovadora, o evento de maio trouxe mais novidades. Cerca de 110 empresários de diversos setores participaram da palestra “Inovando […]

O Café com Inovação, promovido pelo Sebrae, continuou inovando em seu primeiro encontro, no dia 17 de maio, em Campinas. Depois do lançamento do programa em abril, quando a apresentação da proposta já havia se mostrado inovadora, o evento de maio trouxe mais novidades. Cerca de 110 empresários de diversos setores participaram da palestra “Inovando em Produtos, Serviços e Processos”, que desmistificou o significado da palavra ‘inovação’. O evento foi finalizado por uma ‘roda’ de empreendedores inovadores que compartilharam, de maneira informal, as suas experiências. O próximo tema, no dia 12 de julho, será “Inovando em gestão”.

Lançado no dia 19/04, o programa Café com Inovação do Sebrae tem o objetivo de proporcionar aos micro e pequenos empresários da região de Campinas a oportunidade de conhecerem projetos inovadores e de trocarem suas experiências. A meta é atingir 500 empresas da região dos diversos setores, entre eles o comércio varejista. O Sindivarejista é um dos parceiros do Sebrae neste programa que é totalmente gratuito para a empresa. Também faz parte do programa a Feira Inova Campinas que acontece nos dias 11 e 12 de junho.

No encontro do dia 17 de maio, alguns mitos sobre inovação foram desconstruídos, como “inovar é inventar” e “inovadores criam sozinhos”. Na verdade, inovar não é o mesmo que inventar e ninguém inova sozinho. Ao contrário do que muita gente pensa, inovar também não é uma coisa para se fazer de vez em quando. Deve ser um exercício permanente.

Competitividade

Para o gerente do Escritório Regional Sebrae-Campinas, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, o mercado hoje está cada dia mais competitivo e o empresário precisa se reinventar "ou ele fica obsoleto". O programa Café com Inovação vem nesta direção. “Há uma demanda no mercado por inovação. No varejo, por exemplo, o que se fazia há cinco anos não se faz mais hoje, é tudo diferente”, observa Ribeiro. “Ou nós conseguimos mudar, melhorar, ou saímos do mercado”, conclui. Segundo Ribeiro, 98% das empresas são micro, das quais 57% estão no varejo.

O gerente do Escritório Regional Sebrae-Campinas explica que o programa Café com Inovação do Sebrae contratará 30 pessoas, entre agentes locais de inovação e orientadores, que atuarão por dois anos, remunerados por bolsas do CNPq. A missão dos contratados será desenvolver nas empresas projetos que estimulem a inovação, com o foco no fortalecimento dos pequenos empresários.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Araceli Avelleda – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br