Home  > Notícias do Varejo  > SindiVarejista orienta que empresas não ampliem seus estoques neste momento

SindiVarejista orienta que empresas não ampliem seus estoques neste momento

Cuidados devem ser tomados diante das determinações de fechamento do comércio para conter a pandemia do coronavírus.

Com o decreto de fechamento do comércio feito pelo governador João Doria (PSDB) e pelas prefeituras municipais para conter o avanço do coronavírus, o SindiVarejista de Campinas e Região, em parceria com a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo), recomenda que as empresas de bens duráveis e semiduráveis não ampliem seus estoques.

“Este não é o momento de investir, endividar-se ou assumir compromissos no longo prazo”, afirmou a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.

São 460.137 estabelecimentos que estarão de portas fechadas em todo Estado até, ao menos o dia 7 de abril, o que representa 67,7% do total do comércio varejista e atacadista. Juntos, eles geram 1.326.473 empregos formais.  O comércio varejista, diretamente afetado pela medida, movimenta cerca de R$ 1 bilhão todos os dias no Estado.

“Ainda não é possível mensurar o quanto desse total deixará de ser movimentado, visto que ainda haverá atendimento por aplicativos, sites e delivery”, acrescenta. Até o momento, o SindiVarejista e a Fecomercio não têm dados fechados sobre qual será a queda no faturamento e os impactos econômicos na região de Campinas com a quarentena.

Outra recomendação é que os empreendedores fiquem atentos ao fluxo de caixa e aos gastos fixos, além de avaliar que um crédito bem contraído e planejado é melhor do que deixar de pagar os compromissos, tornar-se inadimplente e ter que correr atrás de juros.

Lembramos também que o DesenvolveSP e o Banco do Povo anunciaram liberação de R$ 500 milhões em crédito, o que se configura como uma boa opção para fugir dos juros altos das instituições financeiras tradicionais.