Home  > Notícias do Varejo  > Valinhos determina fechamento do comércio não essencial a partir desta terça-feira

Valinhos determina fechamento do comércio não essencial a partir desta terça-feira

A Vigilância Sanitária de Valinhos anunciou nesta segunda-feira (16) que a cidade terá que fechar novamente o comércio e serviços a partir desta terça-feira (16) para tentar frear o avanço da covid-19. O aumento nos casos registrado nos últimos dias e a elevada taxa de ocupação de leitos de UTI levaram os técnicos da Secretaria […]

A Vigilância Sanitária de Valinhos anunciou nesta segunda-feira (16) que a cidade terá que fechar novamente o comércio e serviços a partir desta terça-feira (16) para tentar frear o avanço da covid-19. O aumento nos casos registrado nos últimos dias e a elevada taxa de ocupação de leitos de UTI levaram os técnicos da Secretaria da Saúde a determinar a ampliação do isolamento social no Município e voltar para a fase mais restritiva.

Com isso, apenas os serviços considerados essenciais, como restaurantes/bares (delivery ou retirada) supermercados e farmácias, poderão abrir as portas a partir de terça-feira.

Segundo a Prefeitura, a cidade está com crescimento elevado nos casos da covid-19 ao mesmo tempo em que a taxa de ocupação das UTIs atinge o maior índice desde o começo da pandemia.

Leia também
SindiVarejista participa de reunião sobre novas regras para o funcionamento do comércio de Campinas

Desde o último dia 1º de junho, a cidade tinha evoluído da Fase 1 para a Fase 2 do isolamento e alguns setores da economia estavam liberados para trabalhar, desde que cumprissem uma série de regras impostas pela Vigilância Sanitária.

Porém, além do aumento dos casos e da alta taxa de ocupação dos leitos de UTI, a Prefeitura afirmou que houve falta de cumprimento dessas regras por uma parcela dos comerciantes que também foi um fator decisivo na decisão do retrocesso na abertura parcial. “É preciso deixar claro que boa parte dos comerciantes cumpriu as medidas da Vigilância, fez a sua parte. Mas infelizmente há uma outra parte que simplesmente ignorou as regras”, disse Cláudia Maria dos Santos, diretora da Vigilância Epidemiológica.

O SindiVarejista reforça que os comerciantes devem seguir as medidas prevista pelo decreto do município (veja aqui). 

Flagrantes comuns

Entre os flagrantes feitos pela Prefeitura da cidade, o mais comuns está o desrespeito aos horários de funcionamento, restritos a 4 horas de expediente por dia. Em três fiscalizações realizadas nas últimas semanas, dezenas de estabelecimentos foram flagrados desrespeitando esses limites, abrindo antes das 12h ou depois das 16h.

Em outros estabelecimentos, o limite máximo de pessoas no interior das lojas também foi ignorado, segundo a Prefeitura. Em uma delas, por exemplo, a capacidade máxima era de 60 pessoas, mas havia mais de 80 no momento da fiscalização. O desrespeito à necessidade de controle e orientação das filas formadas nas calçadas também foi motivo de inúmeras notificações e autuações dos fiscais nos últimos dias.

Fiscais da Vigilância Sanitária e da Secretaria da Fazenda, junto com a Guarda Civil Municipal, vão fazer a fiscalização nos estabelecimentos a partir desta terça-feira para garantir que as medidas de fechamento sejam cumpridas. Aqueles que já foram notificados poderão ser autuados e multados em caso de novo flagrante. As lojas que já foram autuadas em outras fiscalizações correm o risco de medidas mais severas, como lacração, em caso de reincidência.

 

__________________________________________________________

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br