Home  > Notícias do Varejo  > WhatsApp lança função de pagamentos; veja como funciona. Sebrae fará live explicativa nesta quarta-feira

O Sebrae fará nesta quarta-feira (17) uma live sobre o Whatsapp Business

O WhatsApp Pay, função de pagamentos do WhatsApp, começou a operar no Brasil nesta semana. A funcionalidade permite transferir dinheiro e fazer compras em estabelecimentos por meio do aplicativo de mensagens. As transações poderão ser feitas usando cartões de débito ou crédito de instituições financeiras parceiras. Inicialmente, a lista inclui Banco do Brasil, Nubank e Sicredi nas bandeiras Mastercard e Visa.

Os pagamentos serão processados pela Cielo e não preveem custos para consumidores e pessoas físicas. Já empresas terão de arcar com uma taxa por transação recebida (veja detalhes abaixo).

As pequenas empresas são um dos principais focos do lançamento. Segundo Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp, a expectativa é ajudá-las a impulsionar as vendas. “O pagamento digital torna as vendas mais fáceis e convenientes, especialmente agora, com o isolamento social”, disse.

A função de pagamentos funcionará por meio do Facebook Pay. Segundo Idema, o lançamento abre caminho para que, no futuro, usuários também possam fazer transações por outros aplicativos da empresa, como o Messenger. A função será disponibilizada gradualmente aos usuários nas próximas semanas.

Sebrae faz live sobre lançamento

A consultora de negócios do Sebrae de Campinas Taís Camargo fará nesta quarta-feira (17) uma live sobre o Whatsapp Business às 10h. Na live ela irá dar o passo a passo para a utilização da ferramenta.

“Hoje o Whatsapp já permite que enviemos o link de um pagamento por mensagens. Então faz pelo PagSeguro, pelo PayPal, alguns bancos também já fazem. A proposta agora é diferente dessa. Agora está vinculado, inicialmente por três bancos, e vai possibilitar que as pessoas abram uma conta. Tanto para você enviar esses pagamentos, por isso é necessário ter conta em um desses três bancos. O pagamento é feito por cartão de crédito ou envio mesmo do dinheiro, por transferência bancária. Ele vai ser muito associado para quem vende coisas, principalmente ao catálogo. No Whatsapp Business, existe a possibilidade da pessoa abrir um catálogo, onde coloca seus produtos com fotos e descrição e antes ele colocava um link que levava a um acesso externo onde o cliente poderia efetuar o pagamento. Agora, com o pagamento dentro do próprio aplicativo, o cliente vai poder clicar nesse link e já efetuar o pagamento por ali. Então, ele está virando realmente um ecommerce. Ele é bem simples de ser utilizado”, explicou.

Para ela a ferramenta vai facilitar para quem vende. “O cliente não sai da plataforma. A empresa fica com o cadastro do cliente e pode criar um histórico de vendas, dentro do aplicativo, pois as mensagens ficam registradas”, disse.

“Para o comerciante, ele vai ter que ter uma conta no Face Pay e ele vai pagar uma valor para cada recebimento. A taxa cobrada inicialmente é de R$ 3,99. Esse dinheiro pago pelo cliente vai estar disponível em dois dias para o comerciante. Então é uma nova maneira de recebimento que facilita principalmente para quem está comprando e vai concorrer diretamente com as outras máquinas de cartão de crédito. A intenção é ampliar essa ferramenta para as redes sociais como Facebook e Instagram. Então quem tem loja e usar o marketplace deles vai utilizar essa ferramenta logo”, finalizou.

Para assistir a live que é gratuita basta clicar aqui!

Veja, abaixo, como usar o WhatsApp Pay para fazer transferências ou receber pagamentos.

Para empresas

Negócios poderão usar o recurso pelo WhatsApp Business. Será necessário cadastrar ou criar uma conta da Cielo pelo Facebook Pay, fornecendo dados como CNPJ, endereço e conta bancária da empresa. Após o cadastro, o aplicativo levará até três dias para liberar a função.

As empresas não precisam ter uma conta em uma das instituições parceiras para receber pagamentos. Cada transação terá uma taxa de 3,99% e o dinheiro será recebido em até dois dias úteis. Não há limite de transações desse tipo.

Já os clientes que quiserem pagar pelo WhatsApp precisarão ter um cartão de uma das instituições parcerias. Serão aceitos cartões de crédito e débito sem nenhum custo extra para o consumidor.

Entre pessoas físicas

Para realizar transferências, é necessário que as duas pessoas tenham conta em alguma das instituições financeiras credenciadas. As transações não têm taxa e são concluídas no mesmo dia, se respeitado o horário de funcionamento da instituição, ou no próximo dia útil. Na função, apenas cartões de débito serão aceitos.

É possível enviar até R$ 1 mil por transação e receber até 20 transações por dia, respeitando o limite de R$ 5 mil por mês. Cada transação realizada deverá ser liberada com uma senha (PIN) ou por biometria. Segundo a empresa, o mecanismo garante que nenhuma ação seja realizada sem o consentimento do usuário, mesmo que o smartphone seja perdido ou roubado.

Segundo o diretor de operações do WhatsApp, o objetivo é continuar aumentando o número de instituições parceiras para levar a ferramenta a mais usuários. “O Brasil é um grande e importante mercado. Queremos ajudar mais pessoas a aderir aos serviços de pagamento digitais e aumentar a consciência sobre eles”, diz ele.

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br