Home  > Notícias do Varejo  > Veja as penalidades que a empresa pode sofrer em caso de Trabalho em Feriado sem protocolo de Adesão

Veja as penalidades que a empresa pode sofrer em caso de Trabalho em Feriado sem protocolo de Adesão

Atenção varejista, Fique atento aos feriados. Todos os setores do varejo da sua cidade poderão utilizar o trabalho de seus funcionários nessas datas, mediante o pedido de protocolo de Adesão ao Feriado – ele é obrigatório. Quem não fizer corre o risco de ser penalizado! A punição está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho na […]

Atenção varejista,

Fique atento aos feriados. Todos os setores do varejo da sua cidade poderão utilizar o trabalho de seus funcionários nessas datas, mediante o pedido de protocolo de Adesão ao Feriado – ele é obrigatório. Quem não fizer corre o risco de ser penalizado!

A punição está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho na Cláusula 52 para as cidades de Campinas, Paulínia e Valinhos. Nela a empresa assume o compromisso de cumprimento integral das seguintes ações:

a) O pagamento de um adicional de 100% (cem por cento) sobre as horas trabalhadas;

b) O fornecimento de vale-transporte gratuito, mediante contrarrecibo nos termos da legislação vigente;

c) Alimentação/refeição conforme cláusula 52, §5º;

d) A jornada de trabalho nos feriados não poderá exceder a 8 (oito) horas, na conformidade do artigo 58 da CLT;

– Multa por descumprimento desta cláusula:

No caso de descumprimento de qualquer das condições inseridas na cláusula, ficam estabelecidas as multas, conforme tabela abaixo:

– As empresas enquadradas na Lei Complementar nº 123, De 14/12/2006 – R$ 1.855,00 vigente a partir de 1º/9/2021

– As demais empresas a multa no valor de R$ 2.429,00 vigente a partir de 1º/9/2021

A solicitação deve ser feita o mais breve possível por meio do pedido de Adesão à Cláusula Feriados da CCT (clique aqui).

Vale destacar que se a listagem não for apresentada, a empresa corre o risco de ser multada por funcionário, mesmo ele folgando na data. O empregado que estiver de folga tem direito de receber pelo feriado sem ter trabalhado.

A orientação é válida mesmo para os empresários que ainda não decidiram se irão ou não abrir o estabelecimento nesta data. É importante que façam a solicitação antecipadamente para depois decidir sobre a abertura.

Está com dúvidas?

Fale com a gente: Departamento de Relacionamento pelo telefone: (19) 3775-5560 ou pelo e-mail: relacionamento@sindivarejistacampinas.org.br

 

_________________________________________________________

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook