Home  > Notícias do Varejo  > Sistemas desenvolvidos pela IMA facilitam o acesso a serviços públicos

Sistemas desenvolvidos pela IMA facilitam o acesso a serviços públicos

Áreas mais investida são saúde e urbanismo; mecanismos vão desde canal pelo telefone até aplicativo de celular

A IMA (Informática de Municípios Associados), responsável pela gestão da Tecnologia da Informação da Prefeitura de Campinas, desenvolveu nos últimos anos uma série de mecanismos para agilizar o uso de serviços públicos. Os investimentos vão na direção do avanço tecnológico que cada vez mais está presente no dia a dia das pessoas.

Entre as medidas adotadas pela IMA e os sistema produzidos por ela, estão a busca de medicamentos por meio de site e aplicativo pelo celular, consulta online do zoneamento da cidade, por meio de um mapa, que indica se a construção de um determinado tipo de empreendimento é permitido. Pelo telefone 160, o cidadão que depende da saúde pública também pode agendar consultas, exames e tirar dúvidas. O canal facilita a comunicação e centraliza o atendimento.

Veja abaixo mais dicas que facilitam serviços públicos e que podem te ajudar também:

 – Busca Medicamentos Campinas
Site e aplicativo Android permite consultar se há estoque de um determinado medicamento nos centros de saúde da cidade de Campinas, tendo a possibilidade de visualizar no mapa, buscar por endereço, por um centro de saúde específico ou centros de saúde nas proximidades. A localização dos centros de saúde é exibida em um mapa, com indicação se ele dispõe do medicamento ou não por meio das cores verde, vermelho e amarelo.

Confira aqui o link para o Aplicativo Android.
Acesse aqui site da prefeitura para consulta de medicamentos.

– Disque Saúde (marcação de consultas)
O Disque Saúde Campinas é um serviço telefônico que atende chamadas pelo número 160 e por meio do qual o cidad&atatilde;o pode receber informações de saúde e orientações sobre os serviços disponíveis no SUS, além de agendar exames nos centros de saúde em que está cadastrado. No momento são feitos agendamentos nas unidades básicas para as especialidades de Pediatria, Ginecologia, Clínico Geral e Médico de Saúde de Família. Também para alguns exames como o de Papanicolau, Acuidade Visual e Eletrocardiograma, além de pacientes que já estão em atendimento na Policlínica 2 ou no Centro de Reabilitação de Sousas. A partir de agosto, o sistema será expandido para o Hospital Municipal Mário Gatti.

– Zoneamento Online
A ferramenta facilita a vida dos cidadãos que desejam construir e precisam saber que tipo de empreendimento pode ser erguido na área pretendida. O sistema, com interface amigável, possibilita a consulta virtual do zoneamento de toda a cidade a partir do código cartográfico do imóvel, do zoneamento por lote ou pelo mapa do zoneamento. A consulta de zoneamento online pode ser feita via “zoneamento detalhado” portando o código cartográfico da propriedade. Caso o usuário não a tenha, deve-se então procurar a área no mapa do portal (tela principal).

Acesse o sistema aqui

– Semurb On-Line (aprovação de plantas online)
Sistema de aprovação de projetos pela internet que permite ao profissional encaminhar e acompanhar todas as solicitações referentes à aprovação de projetos junto à Secretaria Municipal de Urbanismo. Essa modernização tem como objetivos mais transparência e agilidade na análise e na aprovação dos projetos de obras particulares; sustentabilidade ambiental por meio da economia de papel, tinta e energia elétrica; redução de custos operacionais; além da redução da necessidade de deslocamentos do cidadão à prefeitura  e consequente economia de tempo, de forma que todas as anotações são feitas nos documentos digitais, disponibilizadas para visualização on-line e com comunicação via e-mail.  O serviço está disponível para as novas construç&otilotilde;es unifamiliares, unidades multifamiliares horizontais, ampliação, demolição parcial, demolição total, reforma com demolição parcial e pequena reforma.

Para ingressar, o profissional deve se cadastrar no sistema. Acesse aqui.

– LAO – Licenciamento Ambiental Online
O Licenciamento Ambiental Online permite que, pelo computador, os interessados possam acessar e preencher o formulário para solicitar uma licença ambiental para atividades e empreendimentos de baixo impacto local. Podem-se solicitar o licenciamento de obras, atividades e empreendimentos de impacto ambiental local, bem como a emissão de exame técnico municipal para instruir o licenciamento ambiental de impacto regional ou federal. Está disponível também o serviço de emissão de requerimentos, pagamentos de taxa de análises por meio de boleto bancário eletrônico e acompanhamento online das solicitações.
Acesse o sistema aqui.

Com informações da Comunicação IMA

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)

Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560 bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br