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Rede de supermercados Enxuto lança 1º carrinho inteligente da América Latina

Além disso, os carrinhos tem ainda cinco câmeras instaladas e uma balança móvel na parte destinada para o depósito das compras

Pensando em inovar e melhorar a experiência do cliente, o Enxuto, grupo supermercadista de Campinas, lançou o primeiro smart cart (carrinho inteligente) do Brasil e da América Latina. O lançamento aconteceu na semana passada, com evento fechado para imprensa. O projeto foi realizado em parceria com a Nextop e a Arius Sistemas.

O carrinho inteligente foi desenvolvido pela Nextop, que buscou projetar um modelo diferente do feito pela Amazon e utilizou conceitos dos carros autônomos no processo. Os modelos são equipados com tela touch screen, leitor de código de barras e máquina de cartão, permitindo ao consumidor fazer todo o processo de checkout e pagamento no próprio carrinho.

Além disso, os carrinhos tem ainda cinco câmeras instaladas e uma balança móvel na parte destinada para o depósito das compras. Essas ferramentas têm papel fundamental no monitoramento dos produtos que são colocados e retirados de dentro do carrinho, além de auxiliar na segurança e contribuir com a prevenção de perdas.

“Estamos oferecendo para nossos clientes uma experiência de compra inovadora e única dentro do Enxuto”, disse Bruno Bragancini Junior, diretor-presidente do grupo Enxuto. Ele também citou que os carrinhos inteligentes trazem tecnologia e autonomia para os clientes, que podem comprar de maneira mais independente.

A operação dos carrinhos começou na loja localizada na Avenida John Boyd, em Campinas, com oito unidades, o equivalente a 2% da frota, disponíveis para os consumidores. O plano da Enxuto é implantar a novidade nas lojas de Piracicaba e Limeira até junho e, com a aceitação do cliente, subir a porcentagem para 10% da frota nas lojas até o final do ano. O custo para produção de cada smart cart é de R$120 mil e o lançamento concretizou um ciclo de desenvolvimento de quatro anos e meio em que foram gastos R$ 8,5 milhões.

Fonte: Mercado e Consumo